domingo, 18 de agosto de 2013

OUTROS BESOUROS II


Continuando nesse fantástico mundo dos Coleópteros mais algumas fotos e curiosidades.

Como foi dito anteriormente uma das formas dos insetos se defenderem dos predadores é o mimetismo e a camuflagem, alguns se disfarçam de galhos, outros de folhas e até se fingem ser outros animais totalmente diferentes do que são, inclusive seres vertebrados.

Os Coleópteros por sua grande diversidade apresentam, além da morfologia diferente, cores e tamanhos variados. Agora alguns besouros coloridos e até metalizados.   



 Rutela lineola




Euchroma gigantea

Esse besouro, devido a sua cor amarronzada, tem a camuflagem perfeita quando pousa no tronco de árvores, folhas e até mesmo no solo.



Já esses, são menores que a cabeça de um prego, facilitando e muito se esconder em qualquer buraco ou fresta.




Curiosidade: O besouro Bicudo (Rhinostomus barbirostris) tem uma técnica bem curiosa: Como na natureza, os predadores, na sua maioria, só se alimentam de animais vivos, ou seja, que estejam em movimento e não de animais mortos ou em decomposição, então o que ele faz? quando encostamos nele, ele se vira de costa, estica as patinhas e se finge de morto (5ª foto abaixo) e após alguns instantes, quando se sente em segurança e percebe que seu predador se afastou ele volta a posição inicial e "perna pra quem te quero", até achar um esconderijo ou dar tempo de sair voando.

(Rhinostomus barbirostris)



(Rhinostomus barbirostris)
OUTRAS FOTOS:


Euchroma gigantea
Oryctes nasicornis (fêmea)
Popilius eclipticus
Já, já mais postagens e novas fotos, aguardem........

Nenhum comentário:

Postar um comentário