quarta-feira, 7 de agosto de 2013

OUTROS BESOUROS I


Como eu disse anteriormente, em ‘BESOUROS GIGANTES DA AMAZÔNIA’, os coleópteros apresentam uma enorme diversidade morofológica e ocupam praticamente qualquer habitat, incluindo os de água doce, embora a sua presença em ambientes marinhos seja mínima e não foi encontrada nenhuma espécie no Continente Antártico. São na grande maioria animais fitófagos, o que torna alguns besouros, verdadeiras pragas de cultura, como é o caso de certos besouros-da-cana, por exemplo. Outros, como as joaninhas, são vorazes predadores de afídeos (pulgões) e, portanto, desempenham um papel importante no combate a estas pragas e outros funcionam como base na alimentação de vários outros seres, inclusive do homem.





Marcrodontia cervicornis




Possui uma proteção chamada exoesqueleto, ou seja, ao contrário dos vertebrados, que tem o seu esqueleto internamente, constituído basicamente por cálcio, os coleópteros tem esse esqueleto externamente, formado por uma substância chamada queratina. Possuem seis pernas. Atualmente existem mais de 350.000 espécies catalogadas e outras mais a serem classificadas. Os coleópteros, principalmente as joaninhas, assim como os demais insetos são os responsáveis pela polinização de mais de 70% de todas as plantas fanerógamas da terra, ou seja, plantas que possuem flores. Alguns estão diretamente relacionados com a transmissão de doenças para os seres humanos. A produtividade agrícola e a estocagem dos alimentos sofrem grandes perdas pela ação destruidora de muitas espécies de coleópteros que devoram lavouras inteiras, ou transmitem doenças para as plantações, outros, porém, ajudam no controle de determinadas pragas, como vimos anteriormente e tem outros que atacam os alimentos em nossas casas, como por exemplo, o gorgulho que invade os pacotes de arroz, feijão e macarrão, quando mal armazenados ou quando ficam muito tempo estocados.


Odontotaenius disjunctus (Besouro Bess)

VAGALUME

A luminescência é encontrada em vagalumes e pirilampos. É comum aos dois sexos, mas o macho emite a luz mais brilhante para chamar a atenção da fêmea. A luz é produzida por uma reação química de oxidação de Luciferina com água, sobre a ação da enzima Luciferase, resultando em raios luminosos (luz fria). A luz emitida pode ser de várias cores indo do amarelo ao azul.





Curiosidade: foi graças ao vagalume e a curiosidade dos cientistas que temos as lâmpadas fluorescentes, pois foi estudando a luz produzida dos vagalumes que os cientistas descobriram a luz fria através de reações químicas que esse coleóptero produz e essas reações fizeram com que a gente economizasse energia elétrica nas lâmpadas, cerca de 80%, pois graças a essas reações estamos usando menos energia.Outra curiosidade dos vagalumes é que as suas larvas são usadas para compor uma bebida famosa mexicana, que pode ser composta também por um verme chamado Gusano ou com larvas de Bicho-da-seda.






Observando as fotos abaixo entre um coleóptero terrestre e um aquático que, apesar da morfologia diferente, sendo o aquático mais achatado para facilitar a locomoção dentro da água, e em suas patas, que não tem o formato de uma pinça, utilizado pelo coleóptero terrestre para se fixar principalmente em árvores, e sim o formato de uma agulha, que serve tanto para a locomoção, quanto para a fixação no fundo e no barranco de rios e lagos, ambos apresentam a mesma estrutura.

PARTES DE UM COLEÓPTERO TERRESTRE


PARTES DE UM COLEÓPTERO AQUÁTICO


Na cabeça estão os órgãos dos sentidos: dois olhos compostos e um par de antenas que utilizam para explorar o meio.
No tórax estão as patas e as asas, bem como os músculos que permitem os movimentos delas.
No abdômen é onde fica a maior partes dos órgãos do coleóptero.
O escutelo em insetos é a parte de trás do mesonoto. Em algumas ordens de insetos, como Coleóptera e Hemíptera, é a única parte visível do mesonoto, formando uma placa triangular pequeno (às vezes muito grande), localizado entre as asas anteriores (élitros em Coleóptera) e pronoto.




Curiosidade: A larva do besouro da Farinha e um dos insetos mais utilizados para alimentar aves, peixes, répteis e anfíbios.


OUTRAS FOTOS

Digitonthophagus gazella(Scarabaeidae)

Digitonthophagus gazella(Scarabaeidae)


Cascudo Serrador (Oncideres impluviata)


Em breve mais fotos e novos insetos, aguardem............

3 comentários:

  1. O exoesqueleto é de quitina e não de queratina, a quitina é um polissácarideo enquanto que a queratina é uma proteina presente em abundancia na camada granulosa da epiderme humana! Não li tudo, mas o post está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Um desses besouros me picou e ta doendo o pé eles faz mal.E o penúltimo da foto.

    ResponderExcluir