domingo, 14 de julho de 2013

COBRA-VOADORA E CIGARRAS


COBRA-VOADORA

Agora vou quebrar outro mito, a "temida" cobra-voadora nada mais é do que uma cigarra disfarçada, totalmente inofensiva, é um inseto da ordem hemíptero e subordem homóptero, como as cigarras, portanto essa historia de que se a cobra-voadora picar qualquer ser vivo a mesma vem a óbito ou se ela pousar em uma árvore ela secará é pura lenda inventada ou criada por índios, ribeirinhos e pelo pessoal da floresta, devido a sua aparência ser parecida com a cabeça de uma cobra ou jacaré, por isso o nome "cobra-voadora".

Outros nomes: Jequiranaboia, Jequitiranaboia, Jaquiranaboia e Iakiranamboia, sendo esse último de origem tupi guarani que significa: iakirána = cigarra e mboia = cobra ou como é conhecida aqui em Boca do Acre - AM Tiranaboia.

Sua cabeça se assemelha à de um réptil (cobra ou jacaré), com desenhos em sua estrutura que lembra falsos dentes.

Curiosidade: como vimos a cobra-voadora não tem nem dentes e muito menos veneno, então como ela faz para se proteger? Ela possui três formas de proteção, todas referente a mimetismo e camuflagem, sendo a primeira a sua grande cabeça que parece a cabeça de uma cobra ou jacaré, lembrando que essa cabeça é falsa e oca, portanto se algum predador não se intimidar com a aparência dela e atacá-la, o predador vai morder um "capacete" dando a chance dela escapar, a segunda é a camuflagem de seu corpo que, quando está parada em um tronco de árvore se confunde com a mesma e a terceira quando ela se sente ameaçada por um predador abre suas asas e mostra dois círculos que se assemelha a um par de grandes olhos, fazendo com que o predador se assuste e fuja, achando que é um animal maior do que ele avistou, mas se mesmo assim o predador não se afugentar, como a maioria dos seres vivos atacam primeiro a cabeça de suas vitimas, então ela será atacada em suas asas, protegendo com isso a sua verdadeira cabeça, dando a possibilidade dela fugir também. 

Por terem hábitos noturnas, são difíceis de serem vistas e devido a sua lenda são capturadas e mortas, por isso são raras.

CIGARRAS


As cigarras assim como a cobra-voadora, são insetos da ordem hemíptero e subordem homóptero, sendo encontradas em todas as regiões, variando cores e tamanhos, sendo algumas endêmicas.


As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura. Possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem. 
Aqui pode ser visto a diferença de tamanho entre elas em comparação a palma da mão.
A importância da cigarra no ecossistema é positiva, por um lado, por servir de alimento para os predadores inclusive seres humanos, sendo servidas como guloseimas na China, Malásia, América Latina e Estados Unidos e, negativa, por outro lado, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias.

Curiosidade: As ninfas de algumas cigarras podem viver até 17 anos, isso mesmo, 17 anos embaixo da terra até se sentirem seguras para se transformarem em cigarras adultas e daí elas viverão apenas algumas semanas.


COMO PODERIA FICAR UMA EXPOSIÇÃO ENTOMOLOGIA

ORDEM HEMÍPTERA.


SUBORDEM HOMÓPTERA.


Essa é uma caixa entomologia que serve tanto para conservar as espécimes quanto para expô-las, nesse caso cigarras e cobras-voadoras juntas, pois fazem parte da mesma ordem e subordem, mas pode-se também fazer a exposição de forma individual, cigarras e cobra-voadora separadamente, dando enfase a espécie e não a sua ordem ou subordem.

Outras curiosidades: Essa subordem Homóptera é detentora de 3 recordes mundiais, sendo a cigarra (Balaenoptera musculus) como sendo o inseto mais ruidoso, podendo ser ouvido a uma distância de 400 metros, já a cigarrinha (Cicadellidae) é o recordista em salto de altura (proporcional), com apenas 6 mm ela é capaz de pular a uma altura de 70 cm, quanto a cigarrinha (Philaenus spumarius) é o recordista em salto em distância (proporcional), com também 6 mm e proporcional a seu peso, ela é capaz de saltar a uma distância de até 70 cm, só para ter uma ideia a pulga, que para maioria é considerada o animal que salta mais longe, tem 4 mm e salta, no máximo, a 30 cm de distância. 


OUTRAS FOTOS





30 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. O fato de quebrar esse mito muito temido pelo povo bocacrense foi bem legal, assim passamos a observar os insetos de outra forma e não como nós víamos anteriormente, ou seja, como uma ameaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro Sued pelo seu comentário, fico muito feliz em poder contribuir um pouco para que a população possa ter mais informações sobre esse fantástico "mundo dos insetos" e quem sabe inserir a conscientização ambiental, tão importante para a sobrevivência de nós, seres humanos.

      Excluir
    2. Nossa, que alivio...ufa!! Ontem a noite uma jequiranaboia pousou na minha cama ao meu lado,fiquei desesperada, quando vi o ferrão que tem na barriga e pelo mito que falavam. Moro num sítio onde tem cigarras e outros insetos. Obrigada pelas informações, irei pesquisar mais as espécies de animais e insetos ...um forte abraço Marlena.

      Excluir
    3. Obrigado cara Marlena por tirar suas duvidas comigo, e como eu disse é apenas mito,ela é tão inofensiva quanto sua parente, a cigarra. Se tiver duvidas sobre outros insetos é só tirar uma foto e me enviar que faço uma matéria e posto no blog. Abraços

      Excluir
    4. Eu tinha muito medo quando criança. Os adultos sempre falavam tudo que você cita no texto... E matei tantas por puro medo... Mas agora já sei.. rsrs ..fiquei até com dó das que matei por nada.. por falta de informação

      Excluir
  2. tenho uma cobra voadora ela morta tem valor comercial

    ResponderExcluir
  3. Caro Rony Brito, obrigado por prestigiar meu blog. Respondendo a sua pergunta, acredito eu que não tenha valor algum, nem vivo e tão pouco morto, mesmo porque, por se tratar de um animal silvestre, a prática de comércio é ilegal, configurando crime.
    Os animais silvestres estão tutelados pela proteção constitucional genérica, e pelas normas infraconstitucionais, ou seja, estão sob o amparo específico da Lei 5.197/67, que proíbe a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha desses animais, assim como estende a proteção aos seus ninhos, abrigos e criadouros naturais. Ademais, constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativas ou em rota migratória, sem a devida licença ou autorização, nos termos da Lei 9.605/98.
    Portanto caro Rony Brito, legalmente falando não tem valor algum, mas como sabemos, existe o comércio negro de animais, mas acredito que para esse animal não exista valor comercial não, somente valor histórico e didático, ele só tem valor, pelo menos para mim, em uma coleção entomológica dentro de uma escola. Sugiro que doe para uma escola que tenha uma coleção entomológica ou se você gosta desses animais, como eu, começe a sua coleção particular.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia professor! Moro no Ceará, e ontem apareceu na minha igreja uma tiranabóia, nunca tinha visto um exemplar desses em toda a região e não sei se ela se adaptará à esse habitat. O que devo fazer com ela, pois a coloquei num frasco com ventilação, mas não posso ficar com ela por muito tempo, pois temo que ela entre em óbito. Saudações!
    Vanderlan Veríssimo (vanderartesgraficas@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vanderlan Veríssimo, obrigado por prestigiar o meu blog, quanto a tiranabóia que você capturou, por ter hábitos noturnos e devido as lendas e mitos, que dizem que elas são venenosas, estão e risco eminente de extinção, por isso a dificuldade em visualiza-las, por isso o melhor a fazer é ir em uma mata mais próxima e solta-lo, mesmo porque, como se alimentam de seiva em alguma fase de seu desenvolvimento não tem como cria-los em casa e com isso você estará ajudando a natureza também. Mas antes tire uma foto com ela para mostrar, daqui a uns anos, para seus netos, mostrando que um dia existiu um inseto desse e você teve o prazer de conhece-lo pessoalmente. Abraços.

      Excluir
  5. só uma duvida,por que ela possui um ferrão por baiixo da cabeça bem duro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Aline Bedin, obrigado por sua pergunta. Quanto a esse ferrão o nome é "espiritrompa" e serve simplesmente para ela se alimentar de seiva de plantas e funciona como um canudinho de refrigerante e não como um ferrão para ejetar veneno, mesmo porque ela não tem veneno algum. Veja em "crisalidas" nesse blog, a formação dessa espiritrompa.
      Saudações.

      Excluir
  6. Como é o desenvolvimento do Tiranaboia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Binho, obrigado pela pergunta.De seus ovos eclodem ninfas, que ao realizarem a última muda fazem a metamorfose (como as borboletas). Depois disso, tornam-se adultos alados. Depois da sua pergunta me inspirou a fazer um texto só sobre essa espécie. Logo, logo vou postar, aguarde.

      Excluir
  7. Mais esse ferrão que ela tem, pode ferir agente?? Ela pode usar ele como um modo de defesa??

    ResponderExcluir
  8. Mais esse ferrão que ela tem, pode ferir agente?? Ela pode usar ele como um modo de defesa??

    ResponderExcluir
  9. Mais esse ferrão que ela tem, pode ferir agente?? Ela pode usar ele como um modo de defesa??

    ResponderExcluir
  10. Nossa Parabéns por essa pesquisa Professor!!!
    Com certeza você ainda vai ajudar muitas pessoas, assim como você me ajudou a não temer esse inseto tão raro e interessante que as pessoas tanto temem.
    E que você continue assim, como esse trabalho de ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu caro Deyson Souza, fico muito feliz em ter lhe ajudado a perder esse medo. Saudações

      Excluir
  11. Obrigado por fazer essa pesquisa e dar mais conhecimento sobre, infelizmente a que encontrei aqui na obra o pessoal mataram, eu queria saber se tens um vídeo aonde estás manipulando uma tiranaboia, pois mesmo que vejam as fotos o pessoal acreditam que se trata de uma tiranaboia morta.
    Eu ainda não havia visto uma, por isso não me preocupei, somente com a aparência me fez tomar cuidado para o inceto não tocar em mim.
    Mas novamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por fazer essa pesquisa e dar mais conhecimento sobre, infelizmente a que encontrei aqui na obra o pessoal mataram, eu queria saber se tens um vídeo aonde estás manipulando uma tiranaboia, pois mesmo que vejam as fotos o pessoal acreditam que se trata de uma tiranaboia morta.
    Eu ainda não havia visto uma, por isso não me preocupei, somente com a aparência me fez tomar cuidado para o inceto não tocar em mim.
    Mas novamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei um vídeo e logo logo eu posto caro Marcio Brito. Obrigado por sua participação.

      Excluir
  13. Não conhecia o inseto denominado cobra cigarra. Ontem, estando em um pesqueiro de minha propriedade, um vizinho me alertou sobre um inseto pousado em uma arvore, dizendo tratar-se de tal cobra cigarra, que é conhecida por lendas e mistérios, tais como, que tem veneno que mata em 24 horas, etc. , etc., O artigo publicado acima é revelador acerca do referido inseto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jacy de Souza Freire por prestigiar e confiar em minhas informações.

      Excluir
  14. Eu achei uma hoje posso pegar ela na mão e tira uma foto ela não vai me ferri

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria de saber sobre a cigarra e verdade que a cigarra canta até estourar e aí ela morre e se eu pegar em uma cigarra e esquecer e colocar a mão no olhos ela deixa cegos e outro bicho que eu gostavam de brincar era o vagalumes mais minha mãe me colocava medo falando que ele deixava cegos agente e dava ferroadas na gente aí nunca mais quiz brincar com eles e nem com a cigarras

    ResponderExcluir
  16. Professor Osvaldo, você tem informações sobre o ciclo de vida da Jequitiranaboia (Fulgora sp)? Sabe algo sobre a emissão de sons por este grupo, pois são parentes das cigarras. Agradeço!

    ResponderExcluir
  17. No meu povoado, no tempo de chuva,aparece bastante e o povo mata todas ... somente pela crenças antigas,já falei sobre elas mas velhos hábitos é difícil mudar .

    ResponderExcluir