domingo, 7 de julho de 2013

Alguns insetos da Amazônia - BARATA D'ÁGUA

Em minhas andanças aqui pela Amazônia, ao me deparar com a grande diversidade de insetos deste "Mar Verde" resolvi dividir com vocês minhas descobertas. Tudo relacionado ao reino insecta, claro.





Para começar, vamos desmitificar um inseto bem conhecido, a Barata D'água, que apesar do nome, não se trata de uma barata realmente da família Blattidae, mas sim um grande barbeiro aquático, da família Belostomatidea, sendo assim parente de percevejos e não das temidas "baratas".
Outros nomes: Arauemboia, Bota-mesa, Pica-dedo e Escorpião-d'água ou Escorpião-de-água.

Ao contrário das baratas, que propagam doenças, sendo assim nocivas ao homem, por se tratarem de vetores de patogêneos devido a seu habitat, a Barata D'água é um inseto aquático, portanto não nociva ao homem, pelo contrário, ela é responsável por controlar o equilíbrio de seu habitat natural por se tratar de um ser carnívoro, isso mesmo, a Barata D'água é carnívora, se alimenta de outros insetos, anfíbios e pequenos peixes, dentre outros. Ela fica de "tocaia" nas beiras de rios e lagos, e quando as vitimas passam por baixo dela, ela pula em suas costas e as abraça com suas poderosas garras em suas patas e suga seus líquidos orgânicos após injetar uma saliva digestiva que dissolve o interior de sua presa.
CURIOSIDADE: Como são carnívoras, as fêmeas, na grande maioria, pregam os ovos fecundados nas costas dos machos com um liquido bem viscoso que elas produzem, justamente para que eles não comam suas proles.



Não há relatos de ataques em seres humanos, a não ser em casos de manuseio errado, quando se sentem ameaçadas ou pisadas por engano, mas daí não é ataque e sim defesa, concorda?



Apesar de algumas biografias dizerem que elas atingem, no máximo 10,5 cm de comprimento, vai aí mais uma desmitificação, essa aí embaixo mediu 12 cm.





Alguém aí ainda vai ter medo dessa barata? São na verdade percevejos...

Em breve mais insetos curiosos da Amazônia. Aguardem.




13 comentários:

  1. Parabéns Osvaldo seu blog ficou muito bom. você merece realizar todos os seus sonhos, pois é uma pessoa que não mede esforços para atingir seus objetivos. Janete de Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, qualquer duvida ou curiosidade é só falar
      Sucesso para nós.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria Osvaldo.
    A barata d'água também existe no rio grande do sul, eu já encontrei nas zonas litorâneas. É um inseto assustador realmente. Em cursos ou água parada, estes insetos perseguem até seres humanos. Eu já vi se alimentarem de anfíbios (sapos) de dimensões semelhantes à mão de um mulher adulta. Fora da água, são seres inofensivos. Acredito que tenham algum veneno paralisante além de usar as fortes "garras".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João, obrigado pelo comentário e segundo meus estudos sobre elas o mesmo líquido que usam para derreter o interior de suas presas agem como paralisante sim, pois ao adentrar no corpo da vitima o mesmo age imediatamente no sistema nervoso central, fazendo com que fique paralisada enquanto é devorada, sendo portanto um dos primeiros lugares a se deteriorar.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado por prestigiar meu blog. A picada dele não mata seres humanos e nem grandes animais, mata somente suas presas, insetos, anfíbios e peixes pequenos, mas a picada é dolorida, recomenda-se cautela ao manuseá-las.

      Excluir
  5. moro no Rio de Janeiro,apareceu esse inseto na minha varanda, fiquei apavorada, já estou pensando em acabar com as poucas plantas que tenho para evitar esse tipo de surpresa.

    ResponderExcluir
  6. Essa merda parece um meteoro qnd ta caindo, o bicho loko kkkkkkkkkkkkkk #tbtamazonia

    ResponderExcluir
  7. Achei duas dessas numa rodoviária logo compartilhei no face se alguém sabia o nome científico dela agora sei e feinho esse enseto

    ResponderExcluir
  8. Fui picada por um desse e está doente e queimando , mais pelo que vi passa logo em até umas 5 horas será msm????

    ResponderExcluir
  9. Porque essa barata d'agua é conhecida como barbeiro aquatico? Será que ela é transmissora da doença de charga?

    ResponderExcluir
  10. Barata d'água, com certeza tem uma toxina infernal quando pisca um equino, ficamos a ver navios para tratar a ferida que se abre em esponja e nervosa, hoje fazem 20 dias que estou tratando um cavalo a base se cal virgem, porque ainda não encontramos tratamento adequado

    ResponderExcluir