domingo, 26 de julho de 2015


LIBÉLULA - ODONATA 



            Do grego odon = dente. Refere-se aos dentes fortes e robustos presentes nas mandíbulas das formas adultas, caracterizando o hábito predatório. Existe cerca de 828 espécies conhecidas e estima-se que haja 672 ainda por serem descobertas.


Libélula

           É conhecida por vários nomes populares, como cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, donzelinha, jacina, jacinta, lava-bunda, lavadeira, Odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezigue, canzil, entre muitos outros. Mas o nome libélula, no entanto, vem do latim libellulus, diminutivo da palavra liber, que significa "livro", por causa das semelhanças de suas asas com um livro aberto.    São insetos hemimetábolos, anfibióticos, sendo os adultos terrestres e as larvas aquáticas. Cabeça móvel com olhos grandes, peças bucais mastigadoras, tórax forte com pernas direcionadas para frente, dois pares de asas hialinas (retangulares e longas), abdômen longo e fino.

Donzelinha
               Apesar de alguns acharem que Donzelinha é um outro nome dado às Libélulas, estão enganados, pois são espécies diferentes, digamos que são primas, inclusive a Donzelinha é o prato preferido das Libélulas.

DONZELINHA COMENDO UM BARBEIRO


                 Os adultos terrestres são de hábitos diurnos e voadores, alternando períodos de vôo e pouso. 

LARVA DE UMA LIBÉLULA

              Na sua forma larval passa por três variedades de dieta:
1) protozoários ciliados, pequenos crustáceos (Ostracoda de Cladocera) e nematódeos;
2) larvas de Insetos (Díptera, Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera e Odonata);
3) alevinos e girinos. Os adultos são predadores principalmente de insetos, ocorrendo também canibalismo.
As libélulas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.

30.000 FACETAS
              As libélulas adultas caçam à base do seu sentido de visão extremamente apurado. Os seus olhos são compostos por milhares de facetas (até 30.000) e conferem-lhes um campo visual de 360 graus. As libélulas medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as espécies mais rápidas podem voar a cerca de 85 km/h. Uma de suas características é que, mesmo possuindo seis pernas, praticamente não consegue andar com elas.


360 graus de visão


          Na minha opinião essa libélula é quem deveria representar o Brasil em eventos realizados por aqui e não onças ou tatus.





verde, amarelo, azul e branco

                Aqui esta a minha coleção entomológica de Odonotas - Libélulas e Donzelinhas. 



                  Mas cuidado para não deixar a sua coleção criar fungos, como essa aqui em baixo, por isso coloque dentro da caixa, junto com os insetos, algumas padrinhas de naftalina.







2 comentários:

  1. Olá! Aqui no Japão tem no verão o mushitori, que é uma coleta de insetos (principalmente o kabutomushi = besouro rinoceronte), pelas crianças. Disem que tem o intuito de encimar sobre estações e siclo da vida entre outros motivos que não vem ao caso.
    Na empresa onde trabalho fica ao lado de uma montanha bem arborizada, assim muitos kabutomoshi tão o ar da graça por lá, mas como é um lugar onde o chão é coberto por óleo de máquinas muitos morem :(.
    Eu gostaria de fazer algo por eles, tipo um local de recuperação para contaminados, tenho um vivero e ração (uma gelatina feita para isso), mas gostaria de saber mais sobre está espécie para poder ajudar melhor. Podemos tirar algumas dúvidas por email? :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legais as fotos! Principalmente aquela das facetas: é possível perceber como as libélulas podem ver em 360°!

    ResponderExcluir